domingo, 24 de agosto de 2008



Mayra (primogênita) em Londres!!!

Naiá (nossa caçula) em Londrina!!!


Nossa família!!!!!
SOL DE PRIMAVERA
Quando entrar setembro
E a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão
Onde a gente plantou
Juntos outra vez
Já sonhamos juntos
Semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz
No que falta sonhar
Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar
Uma nova canção
Que venha nos trazer
Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor
Só nos resta aprender
Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar
Uma nova canção
Que venha trazer
Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor
Só nos resta aprender
(Beto Guedes)

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Depois de alguns dias na baia de Camamu, saímos de Campinho num táxi-barco em uma navegada de 1:30 hora até a cidade de Camamu onde pegamos uma lotação até Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, e atravessamos de Ferry Boat até Salvador. Ficamos 2 dias em tour pela cidade e pegamos o avião para São Paulo as 13:00 do dia 18/08/08 e um ônibus para Bauru chegando às 23 horas. Termina assim nossa velejada, a bordo do Tuareg, pela COSTA LESTE do Brasil.
Obrigado aos amigos que participaram conosco dessa viagem, acessando o blog e enviando suas mensagens.
Agradecemos ao comandante Alfred e seu pai Alfredo Dutzmann pela maravilhosa viagem.
O BLOG não termina aqui, pretendemos continuar postando e compartilhando nossos novos projetos.
Iremos descansar algumas semanas em Bauru e retomaremos nosso projeto de mudança para a cidade de Santos, onde pretendemos residir e adquirir nosso próximo veleiro.
Beijão a todos.

Estacionamento de canoas


Cajaíba - Berço das Escunas.























Marau


Marau vista pela vigia do Tuareg.




WAY POINTS DE MARAU PARA TREMEMBÉ




WAY POINTS DE CAMPINHO A MARAU

Lavando a âncora na cachoeira.
O Tuareg literalmente encostou na cachoeira e "adoçou" a âncora.























Cachoeira Tremembé em Camamu/BA. Para chegar à cachoeira percorremos 20 MN (milhas náuticas - cada milha= 1.852 m) e só poderiam se aproximar barcos com calado de até 1,20 m, caso contrário encalharia e teria que aguardar a próxima preamar (maré alta).

Praia Campinho (Maraú/BA). Reunidos na frente da armadilha para peixes.

domingo, 17 de agosto de 2008

Rumo à cachoeira TREMEMBÉ

A tripulação do Tuareg , mais a tripulação dos veleiros RED BOY e THINSHEL (ao todo 10 pessoas) compunham a nova tripulação rumo a cachoeira. Uma navegada de 20 MN rio adentro com muita atenção para os bancos de areia.


Pousada Sítio Sabiá - Baia de Camamu!


Chegando a Camamu, ancoramos os veleiros em frente a pousada Sítio Sabiá, local muito agradável onde ficamos hospedados para curtir um pouco de mordomia, como cama de verdade e banho quente.

Descanso no convés!



O Tuareg possui um convés relativamente plano, o que possibilita a colocação de cadeiras. Como o barco estava estável nessa travessia (Ilhéus/Camamú), ficamos alí tirando uma onda.

Velejada Ilhéus à Camamú/BA


Armamos 3 velas (genôa, Storm e mestra) para tentar aumentar a velocidade.

Ilhéus e sua arquitetura!



No passado Ilhéus foi um dos maiores centros econômicos do país, sendo habitada pelos coronéis do cacau.

sábado, 16 de agosto de 2008

Reportagem em Vitória.

Acessem o link http://www.youtube.com/watch?v=oQvRuR0UozU

e vejam a reportagem que foi feita no Iate Clube do Espírito Santo sobre o Costa Leste.

Ilhéus de Jorge Amado.


Tuareg na vela vendo Ilhéus por bombordo.

Saída de Santo André.


Assim como na entrada, a saída da barra de Santo André foi feita com o auxilio de um prático da região. Essa barra é cheia de recifes de coral e bancos de areia.
Saímos para Ilhéus, em grupos de 7 veleiros em fila, muito atentos, para acompanhar o trajeto do prático desviando dos recifes.

Santa Cruz de Cabrália.


Santa Cruz de Cabrália fica a 22 km de Porto Seguro. Essa região é chamada de "COSTA DO DESCOBRIMENTO".

Santo André/BA

Restaurante Gaivota onde foi servido um almoço de confraternização. Com todos os pratos típicos da região.


Santo André/BA é uma charmosa vila que pertence a Santa Cruz de Cabrália. Ela Foi desenvolvida na barranca de um rio com alguns restaurantes e belas pousadas. Como estávamos ancorados em um rio, lançamos duas âncoras, uma à popa e outra à prôa do veleiro pois não havia angulo para o giro de todos os barcos ancorados.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008


Saímos de Abrolhos no final da tarde do dia 06/08 contornando o farol da ilha acompanhados pela flotilha rumo a Santo Andre/BA, uma vila de Santa Cruz de Cabralia, cidade pequena e linda que fica localizada ao lado de Coroa Vermelha e Porto Seguro. Logo na saída pegamos um vento de través que nos levou a 6 nós até Santo André. Ligamos o MP3 e ficamos curtindo a velejada. No começo da madrugada o Severino começou a perder o rumo seguidas vezes e descobrimos que a bateria estava com pouca carga. Não conseguimos dar partida no motor para o Severino voltar ao seu posto. Mas o Alfredo ligou a bateria reserva e conseguimos ligar o motor para recarregar todas as baterias. Foram 17 horas velejando num través muito gostoso. Chegando em Santo André no dia 07/08 anunciamos pelo rádio VHF e logo nos mandaram um prático para auxiliar na entrada da barra cheia de recifes e pedras submersas, muito perigosa a entrada sem conhecimento. No dia 08/08 resolvemos conhecer a Costa do Descobrimento de ônibus, balsa, perna etc. Rodamos 65 km até Trancoso onde almoçamos e tomamos banho de mar. Na volta paramos em Porto Seguro para um tour e conexão na NET. Na manhã seguinte aproveitamos a linda praia no Pontal de Santo André e depois almoço para a flotilha no Bar e Restaurante Gaivota, que fez uma deliciosa moqueca de peixe, bobó de camarão, pirão, risoto de lula, saladas etc.. tudo oferecido pela PADO patrocinadora do Costa Leste (comprem cadeados PADO, quem sabe continuam nos patrocinando hehehe). Saímos no mesmo dia com destino à Ilhéus, numa motorada com mar tranquilo, onde chegamos na manhã do dia 10 ao Ilhéus Iate Clube. Quando chegamos quase toda a flotilha já estava aproveitando a piscina, onde o Iate serve aos domingos rodízio de Bacalhau. Encaramos é claro!!!! Nossa partida está prevista para o dia 12 com destino a Camamu.

Abrolhos é um paraíso!!


Betão e Rô, Márcia e Nonô, Paula e Fernando: vamos pensando no próximo COSTA LESTE, pois queremos todos voces nesta foto...

Em Abrolhos fomos recebidos pela Laís que nos mostrou toda ilha. Um beijo Laís...


Amigos reunidos no piso do HELIPONTO de Abrolhos.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Baia Sul de Abrolhos.



Os barcos foram chegando aos poucos à baia Sul de Abrolhos, até completar a flotilha com 48.
Ao fundo à esquerda, Ilha Seriba (onde os Atobás nidificam) , no meio Ilha Redonda (onde mergulhamos) e a principal Ilha de Santa Bárbara.

Captação d´agua em Abrolhos


A ilha não possui fonte de água doce. Sendo assim a água da chuva é captada através dos beirais das casas e enviada à cisternas. Cada casa comporta aproximadamente 32.000 litros d´agua. A água potável é adquirida no continente.

Permissão para poucos...


Tivemos a honra de desembarcar em Abrolhos, privilégio concedido pela Marinha à flotilha do CRUZEIRO COSTA LESTE. Os veleiros que chegam à Ilha podem ancorar, porém, sem desembarcar.
Ainda algumas equipes de biólogos do IBAMA levaram grupos da flotilha para visitar os ninhais de Atobás na Ilha Seriba, (uma das ilhas do arquipelago). Fizemos um churrasco entre os 180 membros do Costa Leste e os militares e seus familiares que lá residem. A Laís (filha de um dos militares) nos ciceroneou pela ilha, nos deixando muito a vontade com a sua alegria.

Abrolhos

Na travessia Vitória/Abrolhos fizemos uma "ASA DE POMBO" com a a Genoa 1 e a Genoa 2 montada no Spynaker. O Tuareg estabilizou e nos rendeu uma ótima velejada.


A mãe Atobá alimentado o filhote. Ele busca o peixe pescado na garganta da mãe.




A Ilha toda é maravilhosa. O Farol e seus habitantes (Atobás, Fragatas, Trinta Réis entre outros (nós por exemplo).

domingo, 3 de agosto de 2008

Preparativos para Abrolhos.

Foi uma semana cansativa, que não sei se aguentaremos mais do que 40 anos nessa vida, PAELLA na quarta-feira, jantar dançante na quinta, CHOPP na sexta, moqueca de peixe no sábado e churrasco hoje (domingo), toda a flotilha deve estar mais pesada desde que saímos do Rio de Janeiro. Como sempre rolaram algumas reuniões para decidir a hora e o vento certo para a nova "perna". Rolaram tambem 3 boas palestras, que infelizmente não pudemos assistir pois estávamos no shopping tentando comprar um modem para o notebook e que tambem não conseguimos pois exigiram comprovante de endereço aqui de Vitória. O Tuareg já está abastecido de água, diesel e mantimentos. Bolo de laranja outra vez e rocambole de carne moída para a travessia. Em Abrolhos não há qualquer tipo de abastecimento, pois não há população civil residente apenas uma Base da Marinha, mas o Motorsail Horizonte (de 80 pés) está levando 100 kg de carne para um churrasco na ilha, pois não estamos acostumados a ficar mais de 2 dias sem festa. Está prevista uma travessia de 36 horas pois serão 200 milhas e o veleiro anda entre 5 e 6 milhas/hora. Na volta essa travessia será menor pois iremos para Santo André/BA perto de Cabrália e Porto Seguro. A saída está prevista para as 5 horas da manha de segunda-feira (04/08/2008).

Baleia ao lado do Tuareg

Nossos queridos, que tem velejado com a gente, Mayra e Naiá, Bio, Sil, Lú, Vô Toninho, Celinha e Fred, Paula e Fernando, Nonô e Márcia, Zanin. Foi muito emocionante quando essa baleia passou muito próximo do nosso barco, porém mais emocionante ainda, foi quando vimos que ela tinha saído no filme. Entre os velejadores muitas vezes a filmagem de uma baleia não passa de uma ultrassonografia (algo mexendo dentro d´agua). Paula e Fernando o CHOPP do Bar do Portugues é o nº 1, o daqui de Vitória (Triangulo das Bermudas) é o nº 3. Ficamos matutando aqui onde ficaria o nº 2 torcendo para que seja em Santos.

Jantar dançante no Iate Clube do Espírito Santo






Durante o jantar dançante o cantor Wilson Maia "encantou-se" com a Gí (que ganhou até CD do renomado??? menestrel).

sexta-feira, 1 de agosto de 2008



Convento da Penha, foto tirada quando passavamos na ponte que liga Vitória a Vila Velha.

Interior da capela do Convento da Penha.

Vista de Vitória


Linda vista de Vitória pela janela do Convento da Penha em Vila Velha.

A famosa PAELLA gigante do Iate Clube do Espirito Santo. Na foto: Mário (veleiro Redboy), Hélio (veleiro Maracatu), o mestre cuca, Mara (veleiro Maracatu) e Antonio Carlos ( do Motorsail Horizonte).
Estava cheia de lagostas, camarões (dos grandes), sirís, hummmm uma delícia.